Furacão Otto leva Costa Rica a decretar emergência nacional - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Furacão Otto leva Costa Rica a decretar emergência nacional

Diversas 24/11/2016

 O presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, anunciou nesta quarta-feira (23) que assinará um decreto de emergência nacional por conta da chegada ao país do furacão Otto. Ele também ordenou o fechamento das instituições públicas nesta quinta (24) e sexta (25).

"Este fenômeno afetará seriamente boa parte do território nacional. O governo decretará emergência nacional e ampliará o alerta vermelho", disse Solís.

A declaração de emergência serve para agilizar processos burocráticos como a utilização de recursos humanos, técnicos e monetários, com o objetivo de combater os efeitos do furacão.

Há um alerta vermelho vigente para o Caribe e no norte (fronteira com a Nicarágua), que foi ampliada para toda a província de Puntarenas e o cantão de Pérez Zeledón, na província de San José.

O alerta amarelo foi mantido para o centro do país, onde estão as principais cidades e a capital San José, assim como a província de Guanacaste.

No entanto, o alerta vermelho pode ser ampliado, amanhã, para Guanacaste, pois existe a previsão que o fenômeno chegará em forma de tempestade tropical na sexta-feira, disse o diretor do Instituto Meteorológico Nacional (IMN), Juan Carlos Fallas.

A previsão indica que o centro do furacão, situado atualmente cerca de 250 km ao leste de Limón (Caribe), tocará terra no litoral do Caribe da Costa Rica e Nicarágua nesta quinta, por volta das 12h (hora local), mas os efeitos serão sentidos horas antes em quase em todo o território costa-riquenho.

O presidente Solís também decretou o fechamento das instituições públicas na quinta e sexta-feira, com exceção do hospitais e órgãos de segurança.

"Estes funcionários públicos estão servindo o país e apelo a sua excelência profissional para que se ponham ao serviço da Costa Rica neste momento. Este é um fenômeno inédito que exige excelência no cuidado de nosso povo", afirmou Solís.

Os dados da Comissão Nacional de Emergências (CNE) afirmam que há 214 comunidades afetadas pelas chuvas e 1.183 imóveis danificados por inundações no sul e Caribe.

Esta é a primeira vez na história que um furacão vai impactar diretamente a Costa Rica, um pequeno país da América Central que por sua posição geográfica, costuma receber efeitos indiretos destes fenômenos.

Fonte: G1

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP