TRF4 julgará IRDR sobre comprovação de hipossuficiência para pedido de medicamento ao Estado - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

TRF4 julgará IRDR sobre comprovação de hipossuficiência para pedido de medicamento ao Estado

Jurídicas 13/11/2017
TRF4 julgará IRDR sobre comprovação de hipossuficiência para pedido de medicamento ao Estado
TRF4 julgará IRDR sobre comprovação de hipossuficiência para pedido de medicamento ao Estado

06/11/2017 15:45:28

Fachada do prédio do TRF4, em Porto Alegre
Fachada do prédio do TRF4, em Porto Alegre
Fachada do prédio do TRF4, em Porto Alegre


A 2ª Seção do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) admitiu, em outubro, mais um Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR). O novo IRDR pretende uniformizar o entendimento a respeito da exigência de comprovação da hipossuficiência do paciente como requisito para o fornecimento gratuito de medicamentos pelo poder público.

A questão tem sido julgada de forma divergente entre as Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região. O incidente foi proposto pela Turma Regional de Uniformização (TRU).

Segundo a relatora do IRDR, desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, “há efetiva repetição de processos envolvendo a questão e o risco de ofensa à isonomia, sendo inequívoca a existência de interpretações dissonantes da legislação”. A desembargadora pontuou, ainda, que o tema, nesta questão específica, ainda não foi afetado nos tribunais superiores.

A 2ª Seção determinou a suspensão de todos os processos, individuais e coletivos, que versem sobre o tema no âmbito da 4ª Região, incluindo os dos Juizados Especiais Federais.

IRDR

Com a criação do IRDR, cada Tribunal Regional Federal ou Tribunal de Justiça pode criar Temas Repetitivos com abrangência em todo o território de sua jurisdição. Firmado o entendimento, os incidentes irão nortear as decisões de primeiro grau, dos Juizados Especiais Federais e do tribunal na 4ª Região.
A consulta à relação dos IRDR's admitidos pelo TRF da 4ª Região pode ser realizada na página do Tribunal na Internet, em "Serviços Judiciais/Demandas Repetitivas/IRDR".


50490730820174040000/TRF





Fonte: Tribunal Regional Federal da 4ª Região

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP