Representando o Judiciário Tocantinense, a juíza auxiliar da Presidência, Rosa Maria Gazire Rossi, o juiz titular do Juizado Especial Cível Central (Palmas), Marcelo Augusto Ferrari Faccioni, e a chefe de gabinete da Presidência, Glacielle Borges Torquato, estão participando do Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito, para o Ecossistema de Justiça (Expojud), que começou na última quarta-feira (12/6) e termina nesta quinta-feira (13/6), em Brasília. Participam também pelo TJTO o coordenador de Gestão Estratégica, Estatísticas e Projetos (Coges), Wallson Brito da Silva, e o diretor de Tecnologia da Informação, Marcelo Leal Barreto.
O Expojud proporciona importante encontro sobre revolução exponencial desse segmento e possui o objetivo de promover debates sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo, dentro do sistema judicial. O evento tratará de temas aplicados à realidade da Justiça, como soluções de Inteligência Artificial, Blockchain e LGPD, que irão fomentar o impacto dessas mudanças nos tribunais do Brasil.
“Participar do Expojud é conectar com o moderno sistema de tecnologia aliado ao Direito, uma oportunidade ímpar de conhecer novas soluções inteligentes a favor da celeridade e efetividade da prestação jurisdicional. E a edição 2019 proporcionou o diálogo e integração entre os tribunais, CNJ, advogados, magistrados, Ministério Público e as empresas de tecnologia”, destacou a juíza Rosa Maria Gazire Rossi.
Para o magistrado Marcelo Faccioni, a participação no Expojud propiciou o conhecimento de novas tecnologias disponíveis para o avanço digital, seguro e amplo para o Tribunal. “É importante destacar a exaltação da inteligência artificial como ferramenta para agilizar as ações repetitivas e não como substituta da presença humana”, lembrou, ressaltando, por fim, que “a apresentação de tópicos sobre a Lei de Proteção de dados pessoais inseridos em meios digitais, com entrada em vigor marcada para agosto de 2020, recomenda a adoção de medidas para se adequar à mudança de comportamento que avizinha, é uma grande novidade para todos”.
Já para Glacielle Torquato, a revolução tecnológica é um caminho necessário e inadiável. “O Expojud veio reunir diversos profissionais das áreas jurídica e tecnológica justamente para conferir essa integração tão necessária entre usuário e desenvolvedor, de forma a garantir avanços à celeridade e eficiência na prestação jurisdicional”, frisou.
Texto: Sthefany Simão / Foto (divulgação)Comunicação do TJTO Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins