Diversidade na Tristeza promoveu debate sobre instalação de mina de carvão - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Diversidade na Tristeza promoveu debate sobre instalação de mina de carvão

Jurídicas 26/06/2019
Diversidade na Tristeza promoveu debate sobre instalação de mina de carvão

Diversidade na Tristeza promoveu debate sobre instalação de mina de carvão

Às vésperas de audiência pública que discutirá a instalação de mina de carvão mineral a céu aberto a alguns poucos quilômetros de Porto Alegre, em área que abrange os municípios de Charqueadas e Eldorado do Sul, o Foro da Tristeza sediou debate sobre o tema.

O projeto de mineração foi tema de encontro ontem (25/6), no Foro Regional da Tristeza, como parte do programa de palestras Diversidade na Tristeza, Judiciário de Portas Abertas, reunindo debatedores e cerca de 50 pessoas, que tomaram os assentos colocados no térreo do prédio.

Organizadora da exposição de fotos,Maria Clara Adams, na abertura do eventocom os Juízes Supervisores do Foro, Karla Aveline e Roberto Lorea 

A audiência pública acontece amanhã, 27/6, em Eldorado do Sul.

Debate

Instigados pelo título do evento, Aqui e agora - como chegar ao século XXII?, os debatedores manifestaram preocupação com os possíveis decorrentes impactos ambiental e socioeconômico da mineração no local.

Falaram Marcelo Mossmann, advogado ambientalista; Camila Prates, socióloga, pesquisadora pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade (TEMAS); Felipe Vargas, sociólogo, professor colaborador do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Rural; Adeles Bordin, representante do Assentamento Apolônio de Carvalho, Marcelo Souza, do Comitê de Combate à Megamineração no RS (CCM); e  Marcos Todt, Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul,  Diretor de Formação para o Bem Comum.

Debatedores manifestaram preocupaçãocom possíveis impactos ambiental e socioeconômico

A ocasião também serviu para abertura da exposição Natureza por um fio. As imagens mostram belezas naturais brasileiras e do mundo, retratadas pelos fotógrafos Rodrigo Baleia, João Paulo Lucena, Gutemberg Ostemberg, Hilton Lebarbenchon e Maria Clara Adams.

Espaço no Foro da Tristeza tem sido destinadoa debates de interesse social

Comunitário

Foi a quinta edição do Diversidade na Tristeza, Judiciário de Portas Abertas, que é liderado pelos juízes supervisores do Foro, Karla Aveline e Roberto Lorea. Conforme o magistrado, a iniciativa parte de uma ideia de gestão do prédio, um espaço público afinal, que pode ser aberto para o usufruto da comunidade através de debates de interesse.

"Estamos felizes com a repercussão e buscando aprimorar esse tipo de evento", disse o Juiz  Lorea. Em edições anteriores foram debatidos o racismo, a liberdade de expressão dos professores e foi realizada uma mostra de mediação.

Exposição Natureza por um fiopode ser conferida no Foro até o dia 10/7

EXPEDIENTETexto e fotos: Márcio DaudtAssessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arendimprensa@tj.rs.gov.br 

Publicação em 26/06/2019 17:33Esta notícia foi acessada 32 vezes.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do do Rio Grande do Sul

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP