Artinclusão - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Artinclusão

Jurídicas 03/07/2019
Artinclusão

Beleza Marginalizada no Instituto Psiquiátrico Forense

Exposição no IPF terá trabalhosde mais de 100 internos, com a finalidadede mostrar "um outro lado da loucura"(Foto: Divulgação/Projeto Artinclusão)

Na próxima sexta-feira, 5/7, a partir das 15h, ocorrerá a exposição Beleza Marginalizada, Um outro lado da loucura, no Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), situado na Av. Bento Gonçalves, 2.850, em Porto Alegre. O evento comemora os dois anos do Projeto Artinclusão, quando também será inaugurado o Show Room da instituição. No total, 200 obras serão expostas e assinadas por 104 artistas internos do IPF.

Pela manhã haverá um almoço especial para 146 internos. Na produção do almoço estarão Júlio Ritta e Chefs de cozinha do Cozinheiros do Bem. Alegrando o ambiente também haverá animação circense dos Palhaços do Grupo Viver de Rir e a apresentação dos musicistas Fernando Sessé e Cassiano Almeida.

Segundo o Artista Plástico Aloisio Pedersen, que coordena o projeto, a exposição será agrupada por alas: obras inéditas no hall de entrada, Paisagens Expressionistas, Modernismo Revisitado, Klimt visita o IPF, Autorretratos, Action Painting e Dripping. 

Todas as obras poderão ser comercializadas, com verba integral para seus autores.

Mais informações pelo whatsapp (51) 99986.6250, com Aloizio, ou https://www.facebook.com/artinclusaoipf.

Artinclusão

O projeto objetiva profissionalizar os internos, gerar futuras rendas e estender a inserção social e de cidadania. As obras ministradas pelo Artista Plástico Aloizio Pedersen têm o apoio da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA), jurisdicionada pelo Juiz Luciano André Losekann. O projeto Artinclusão é inspirado nas experiências anteriores dos Psiquiatras Osório César (1895-1979), em Juqueri/SP e Nise da Silveira (1905-1999), no Rio de Janeiro, ambos acompanhados por artistas plásticos.

O Professor Pedersen destaca que no IPF a pintura é uma atividade complementar ao atendimento clínico e tem apresentado visíveis benefícios psíquicos, além de sociais e econômicos. Auxilia no ordenamento da mente, atuando em importantes funções como: pensamento, percepção, afetividade, memória, linguagem, entre outros. Eles passam a aceitar a sua condição e a descobrir novas potencialidades, explica. Ressalta que, em dois anos, o benefício proporcionou a desinternação em um menor tempo cronológico, além de beneficiar a qualidade na vida dos pacientes.

O Artinclusão/IPF/SUSEPE/VEPMA conta com o apoio de 17 Universidades do RS, além do Judiciário, TRT4, Defensoria Pública, Ministério Público, AJURIS, além de dezenas de voluntários.

EXPEDIENTETexto: Fabiana FernandesAssessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arendimprensa@tj.rs.gov.br 

Publicação em 03/07/2019 13:07Esta notícia foi acessada 76 vezes.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do do Rio Grande do Sul

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP