Primeira turma de facilitadores judiciais do TJRSrecebe certificado em Porto Alegre - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Primeira turma de facilitadores judiciais do TJRSrecebe certificado em Porto Alegre

Jurídicas 16/07/2019
Primeira turma de facilitadores judiciais do TJRSrecebe certificado em Porto Alegre

Primeira turma de facilitadores judiciais do TJRSrecebe certificado em Porto Alegre

A cerimônia de certificação dos primeiros facilitadores judiciais do Poder Judiciário na Comarca de Porto Alegre foi marcada pela emoção, na manhã desta terça-feira, 16/7. Reunidos no Centro de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do PJRS (CJUD), quatro dos seis formandos receberam o diploma das mãos do Desembargador Eduardo Kraemer, Coordenador do CJUD.

Pioneiro na implantação da Justiça Restaurativa (JR) no estado, o Desembargador Leoberto Brancher também prestigiou o evento. Ele lembrou do Programa Justiça Restaurativa para o Século 21, em 2005, que deu início à implantação da JR como política no Judiciário gaúcho e serviu de referência para o país. Para nós é um triunfo passar a contar com a qualidade desses facilitadores, afirmou o magistrado.

Quatro dois seis formandos receberam o diploma hoje,em ato realizado no CJUD/POA.Na foto, com Mary Biancamano, Desembargador Kraemer,Simone Pozza e Juiz Fábio Heerdt(Fotos: Eduardo Nichele)

O grupo foi recepcionado também pela Assessora Técnica da Justiça Restaurativa no NUPEMEC, Simone Sarate Pozza, pela Coordenadora Pedagógica do CJUD, Mary Biancamano e pelo Juiz Coordenador do CEJUSC Porto Alegre, Fábio Vieira Heerdt.

Desembargador Eduardo Kraemer, Coordenador do CEJUSC,fez a entrega dos diplomas

Segundo o Juiz Fábio Heerdt, participam dos Círculos da Paz as vítimas, as famílias e os ofensores: O resultado desse trabalho é informado ao magistrado que está com o processo e vai fazer a decisão. Podemos ter um acordo. A intenção é que todos enxerguem a própria vida com mais autonomia. Nós fornecemos as ferramentas para que as pessoas comecem a tomar conta da própria vida, salienta o magistrado, referindo-se ao trabalho realizado pelos facilitadores que atuam em situações de conflito.

Desembargador Leoberto Brancher,Coordenador da Justiça Restaurativa no NUPEMEC/TJRS,participou da abertura do evento

Os facilitadores participaram de 240 horas/aula em estudos e práticas de forma presencial e via EaD. Agora, eles estão habilitados para atuarem em processos criminais, nos Círculos de Construção de Paz da Justiça Restaurativa. Eles foram habilitados para situações onde é possível autocomposição de conflitos na esfera judicial.

Atualmente, 42 servidores de 13 CEJUSCs do Estado estão em formação no curso para facilitador judicial do CJUD.

EXPEDIENTETexto: Patrícia CavalheiroAssessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arendimprensa@tj.rs.gov.br 

Publicação em 16/07/2019 13:02Esta notícia foi acessada 67 vezes.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do do Rio Grande do Sul

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP