Governador, Presidente da Assembleia e Ministro do STJ destacam importância do Encontro - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Governador, Presidente da Assembleia e Ministro do STJ destacam importância do Encontro

Jurídicas 02/08/2019
Governador, Presidente da Assembleia e Ministro do STJ destacam importância do Encontro

Governador, Presidente da Assembleia e Ministro do STJ destacam importância do Encontro

Três das principais autoridades presentes à abertura do 117º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, o Governador Eduardo Leite, o Presidente da Assembleia Legislativa, Luis Augusto Lara, e o Ministro do STJ Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, destacaram, em entrevistas, a importância do evento, em si, e o fato de realizar-se de novo em Porto Alegre, onde não acontecia há 16 anos.

Governador Eduardo Leite

De acordo com o Governador, o Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça é fundamental para a troca de experiências entre os TJs e para o entendimento das diferentes realidades existentes num país continental, como o Brasil. Leite disse que essa condição exige um alinhamento, que pressupõe diálogo entre os Estados e entre os poderes, "buscando todos uma mesma direção, porque, se puxarmos cada um para um lado, as forças se anulam e nós não saímos do lugar". O chefe do Executivo parabenizou o Presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça e do TJRS, Desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, pela iniciativa do Encontro na capital do Estado, reconhecendo que ela inclusive tem impacto econômico.

Deputado Luis Augusto Lara

O Presidente da Assembleia Legislativa disse que o Rio Grande do Sul transformou-se no "epicentro" da Justiça no Brasil. O Deputado Lara comentou que a Justiça está muito presente na vida dos cidadãos nos municípios e nos Estados. Além de elogiar a atuação do Judiciário no combate a malfeitos, o Parlamentar avaliou que o poder "vem fazendo o dever de casa, cortando na carne" na redução de custos.

Ministro Paulo Sanseverino

O Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Sanseverino reforçou que as reuniões do Conselho são importantes pela troca de experiências, por propiciar o encontro e o debate de realidades diferentes. Para o Ministro, o grande tema do Judiciário na atualidade é a utilização da inteligência artificial, que pode ajudar significativamente no enfrentamento da massa de processos que tramita no país.

EXPEDIENTETexto: Carlos Alberto Machado de Souza Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arendimprensa@tj.rs.gov.br 

Publicação em 02/08/2019 11:18Esta notícia foi acessada 83 vezes.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do do Rio Grande do Sul

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP