Videoconferências: RS tem média de 600 chamadas por dia - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Videoconferências: RS tem média de 600 chamadas por dia

Jurídicas 03/09/2019
Videoconferências: RS tem média de 600 chamadas por dia

Videoconferências: RS tem média de 600 chamadas por dia

Com início da implantação em 2016, a videoconferência vem se consolidando como uma importante ferramenta para os magistrados do Poder Judiciário do RS. Motivada inicialmente para realização de audiências decorrentes de cartas precatórias, o projeto evoluiu para uso em salas de Depoimento Especial, modernizando os equipamentos utilizados até então, e oitivas de pessoas privadas de liberdade, o que diminui a necessidade de deslocamento de presos, diminuindo os custos do Poder Executivo com essa ação, bem como aumentando a segurança para a sociedade.

Atualmente todas as comarcas do Rio Grande do Sul contam com, pelo menos, 2 salas com videoconferência, sendo uma ativa com equipamentos instalados na sala de audiências e outra de depoimento especial, totalizando 388 salas no Estado. Na Capital o número de salas é maior, contando o Foro Central I (Criminal) com uma unidade por andar. O número de salas disponíveis será ampliado na medida em que, finalizada a obra civil em alguns presídios, seja possível equipar uma sala de videoconferência. Levantamentos estatísticos mostram que, em média, são realizadas 600 chamadas por dia, chegando ao total de 8.262 videoconferências somente no mês de julho do corrente ano.

RS já conta com 388 salas. Sistema está em fasede ampliação, para contemplar mais casas prisionais(Foto: Arquivo TJRS)

Segundo o Juiz-Corregedor André Vorraber Costa, "a Corregedoria-Geral da Justiça considera o sistema de videoconferências uma ferramenta indispensável à otimização das rotinas de trabalho, conferindo agilidade, eficiência e economia ao trâmite processual." Ele acrescenta que além disso, "proporciona maior autonomia aos magistrados, porquanto diminui o número de profissionais envolvidos na realização dos atos processuais e a dependência a serviços externos, a exemplo da condução de pessoas presas, que já podem ser ouvidas diretamente da casa prisional, nas unidades já atendidas pelo serviço". Por fim, destacou que o sistema está em fase de ampliação, de modo a contemplar mais casas prisionais e a aumentar a disponibilidade já existente nas comarcas.

Tecnologicamente, de forma a garantir a eficácia das videoconferências, optou-se por solução através de equipamentos, chamado codec, acoplado a uma câmera e microfones para captação de áudio. Há de se ressaltar que todas as conexões são criptografadas, visando à segurança. Todas as audiências são gravadas.

Segundo a Direção de Tecnologia da Informação (DITIC), para viabilizar o projeto, investiu-se no aumento da velocidade de links de comunicação entre as comarcas do Estado, todas hoje contando com links iguais ou superiores a 20Mb. Ainda, foi desenvolvido pela DITIC um sistema para gerenciar os agendamentos de salas para realização das videoconferências, conhecido por SASV. Através dele, o responsável pela sala de videoconferência pode informar a disponibilidade do local.

Para o futuro, se pretende estender a solução, passando ser possível a conexão com qualquer outro sistema de videoconferência, através de uma camada de software. Essa iniciativa dará maior flexibilidade a outras conexões, permitindo que qualquer pessoa com um computador e acesso à internet faça parte da videoconferência.

EXPEDIENTEAssessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arendimprensa@tj.rs.gov.br 

Publicação em 03/09/2019 11:15Esta notícia foi acessada 72 vezes.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do do Rio Grande do Sul

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP