Na abertura da Semana Nacional da Conciliação, presidente do TJTO diz que cultura da paz deve ser disseminada - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Na abertura da Semana Nacional da Conciliação, presidente do TJTO diz que cultura da paz deve ser disseminada

Jurídicas 04/11/2019
Na abertura da Semana Nacional da Conciliação, presidente do TJTO diz que cultura da paz deve ser disseminada
“Precisamos disseminar a cultura da paz, pois a conciliação diminui o tempo de tramitação dos processos”, avaliou o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Helvécio de Brito de Maia Neto, durante visita às audiências de conciliação, na sede do Tribunal e no Fórum de Palmas, durante esta segunda-feira (4/11), no primeiro dia da Semana Nacional de Conciliação, que também acontece nas 41 comarcas do Estado.
As pessoas que estão participando das audiências de 2º grau já foram agendadas e as partes intimadas. No entanto, aquela pessoa que estiver na fase pré-processual, pode agendar atendimento e participar da conciliação sem a necessidade de advogado ou de um defensor público, caso assim desejar.
O agendamento poderá ser feito em qualquer um dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), localizados nos fóruns das comarcas.
O juiz coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Manuel de Faria Reis Neto, observou que, durante esta manhã, duas empresas já se anteciparam e compareceram às audiências com uma proposta formulada para tentar um acordo. “Vemos com bons olhos essa iniciativa por parte das empresas, porque assim já nos ajuda a agilizar a conciliação”, ressaltou.
“O Poder Judiciário tocantinense tem investido em mediação, pois essa uma tendência mundial, já que reduz despesas com custos, além de agilizar o processo e evitar que ele se arraste por anos”, explicou a coordenadora do  Cejusc de 2º Grau, desembargadora Ângela Prudente.
Durante a conciliação, a representante de uma instituição bancária, Camila Rosa, elogiou a iniciativa da semana de conciliação e contou que tem mais algumas audiências com outros ex-clientes do banco. “A cultura da conciliação e do acordo beneficia todas as partes”, disse.
O mecânico e representante comercial Antenor Rosa também aproveitou para tentar negociar com a empresa propondo um acordo. “Até para poupar tempo”, contou.
Semana
A Semana Nacional de Conciliação teve início nesta segunda-feira (4/11) e seguirá até a próxima sexta-feira (8/11). A expectativa é de superar as 5.549 pessoas atendidas ano passado, dentro da Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos. Além dos magistrados, o Judiciário tocantinense terá conciliadores/mediadores, servidores e estagiários participando do evento, que contará ainda com a presença de advogados e defensores públicos.
Texto: Gabriela
Fotos: Rondinelli Ribeiro
 




Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP