TJRS renova acordo de cooperaçãosobre acervo patrimonial imobiliário do Estado - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

TJRS renova acordo de cooperaçãosobre acervo patrimonial imobiliário do Estado

Jurídicas 29/11/2019
TJRS renova acordo de cooperaçãosobre acervo patrimonial imobiliário do Estado

TJRS renova acordo de cooperaçãosobre acervo patrimonial imobiliário do Estado

Com o objetivo de reorganizar o acervo patrimonial imobiliário do Estado, o Poder Judiciário assinou na tarde desta quinta-feira (28/11), durante solenidade no Palácio da Justiça, a renovação do Acordo de Cooperação com a Secretaria Estadual do Planejamento, Orçamento e Gestão e entidades de registro de imóveis. A iniciativa já é realizada há 10 anos e possibilitou o aumento do patrimônio estadual.

Em nome do TJRS, a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Denise Oliveira Cezar, afirmou a importância da parceria para que o Estado conheça o seu real acervo patrimonial e possa qualificar a administração dos imóveis. "É importante a consolidação desse patrimônio, que é significativo, podendo o Estado transformar em receita pública para colaborar com o orçamento do RS."

O Secretário Estadual do Planejamento em exercício agradeceu pela parceria e afirmou a importância do trabalho realizado pelos registradores e notários, destacando que atualmente são mais de oito mil matrículas de imóveis no Estado.

Acordo assinado permite a atualizaçãodo levantamento físico do patrimônio do Estado(Foto: Eduardo Nichele)

O Presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva, destacou o trabalho voluntário que é realizado pelos registradores e notários, que tem contribuído para a administração e gestão do patrimônio público.

Também assinaram o documento o Presidente do Colégio Notarial do Brasil - Seção RS, Ney Paulo Azambuja, o Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do RS, Cláudio Nunes Grecco, o Presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do RS, Calixto Wenzel.  

Também prestigiaram o evento o Juiz-Corregedor responsável pela matéria extrajudicial, Maurício Ramires, além de servidores da área extrajudicial que atuam na Corregedoria-Geral da Justiça e demais servidores, entre outros.

Acordo

A parceria permite a atualização do levantamento físico do patrimônio do Estado, possibilitando a destinação correta dos imóveis, bem como reduzindo riscos, como o de invasões. Também agiliza o fornecimento de certidões mobiliárias pelo ente público estadual.

Com o acordo, os requerimentos de certidões, buscas, traslados oriundos do RS, através do Departamento de Patrimônio do Estado, são atendidos com prioridade e celeridade, tendo em vista o interesse público envolvido.

EXPEDIENTETexto: Rafaela SouzaAssessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arendimprensa@tj.rs.gov.br 

Publicação em 28/11/2019 18:44Esta notícia foi acessada 35 vezes.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do do Rio Grande do Sul

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP