Oportunidade - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Oportunidade

Jurídicas 07/12/2019
Oportunidade

Realizada formatura de pessoas em livramento condicionale em situação de violência doméstica em cursos profissionalizantes

Angélica, formanda no curso de manicure, agradeceu a oportunidade e anunciou que já conseguiu emprego(Fotos: Mário Salgado)

Em iniciativa a várias mãos, liderada pelo Poder Judiciário, 45 pessoas foram diplomadas pela conclusão de cursos profissionalizantes em cerimônia realizada na noite dessa quinta-feira, 5/12, no Auditório do Foro Central II.

Os alunos são mulheres em situação de violência doméstica e que participam do Projeto Borboleta, grupo reflexivo da 1ª Vara da Violência Doméstica e Familiar de Porto Alegre, e homens em livramento condicional atendidos pelo programa Voltar a Confiar, no âmbito da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) da capital.

Os cursos propiciaram ao grupo conhecimentos básicos de informática e capacitação para atuação como manicure/pedicure, garçom e operador de som. As aulas foram ministradas por instrutores do SENAC e da Associação de Amigos do Instituto Estadual de Música.

Nilton Caldas, Juiz Losekan, Juiz-Diretor Amadeo Buttelli, Juíza Madgéli, Daniela Favaretto e Cida Pimental na solenidade realizada no Auditório do Foro Central, prédio II 

Oportunidade

Voltado à ressocialização e inclusão no mercado de trabalho, a ação conjunta de capacitação já rende fruto. Angélica, moradora da zona sul da capital, anunciou. "Começo semana que vem em um salão perto de casa. Estou muito feliz", disse a diplomada, que destacou o convívio com os colegas e o gosto que tomou pela decoração das unhas. "É bem difícil. Não parece, mas é difícil". Fez um especial agradecimento à professora Sônia, pelo incentivo e confiança passados.

O Juiz-Diretor do Foro Central de POA, Amadeo Henrique Ramella Buttelli, abriu a cerimônia parabenizando os alunos e a iniciativa. A Juíza titular da Vara da Violência Doméstica, Madgéli Frantz Machado, disse que a realização é uma grande conquista: "Poder dar a vocês um diploma", resumiu a magistrada para os formandos.

O curso Oficina de Áudio ao Vivo teve duração de 30 horas intensivas e permitirá aos capacitados atuar em eventos e shows e a solicitar a carteira profissional, explicou Cida Pimentel, Diretora do Instituto Estadual de Música. Reintegração digital é como Luiz Felipe Licidonio chama o que ele ajuda a proporcionar ao ensinar as pessoas a lidar com e-mail e programas básicos em um computador. "Não se trata só de informática, mas de humanidade, dignidade", comentou o instrutor do SENAC.

No total, foram 45 pessoas diplomadas

Os recursos - R$ 80 mil - que permitiram a realização dos cursos são provenientes da VEPMA, administradora dos depósitos realizados por pessoas condenadas com a pena de prestação pecuniária ou que realizam a chamada transação penal. Responsável pela unidade, o Juiz Luciano André Losekann deixou uma mensagem de esperança aos alunos ao citar o pastor estadounidense e ativista dos direitos civis dos negros Martin Luther King. "É um sonho que pode começar hoje para vocês".

Também participou da entrega dos diplomas o Presidente da Federação dos Conselhos da Comunidade, Nilton Ribeiro Caldas, e a representante da Direção Regional do SENAC, Daniela Corso Favaretto.

EXPEDIENTETexto: Márcio Daudt Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arendimprensa@tj.rs.gov.br 

Publicação em 06/12/2019 16:10Esta notícia foi acessada 76 vezes.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do do Rio Grande do Sul

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP