Inteligência Artificial nos processos de execução fiscal - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Inteligência Artificial nos processos de execução fiscal

Jurídicas 20/12/2019
Inteligência Artificial nos processos de execução fiscal

Inteligência Artificial nos processos de execução fiscal

(Imagem meramente ilustrativa/Pixabay)

Desde novembro a Justiça Estadual gaúcha, que utiliza o sistema eproc de processo eletrônico, passou a contar com solução de Inteligência Artificial (IA) nos processos de executivo fiscal na Comarca de Tramandaí. No último dia 16, a solução foi expandida para a 14ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre.

Segundo a Diretora de Tecnologia da Informação (DITIC), a expectativa é que, ainda no primeiro semestre de 2020, sejam percebidos os ganhos com a adoção desta ferramenta.

Funcionamento

A solução de IA disponibilizada funciona da seguinte forma: o magistrado, após a distribuição do processo, utiliza a ferramenta para a classificação do despacho a ser proferido. O mecanismo processa os documentos anexados à inicial da execução fiscal e sugere o tipo de despacho inicial: citação, intimação, prescrição, entre outros.

Em grandes volumes, como é o caso dos executivos fiscais, a funcionalidade minimiza o tempo de análise dos documentos, permitindo ao julgador se concentrar nos pontos divergentes e em outras atividades processuais.

EXPEDIENTETexto: Com informações da DITICAssessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arendimprensa@tj.rs.gov.br 

Publicação em 19/12/2019 17:38Esta notícia foi acessada 95 vezes.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do do Rio Grande do Sul

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP