Novos Juízes de Direito Substitutosparticipam de Curso de Formação Inicial - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Novos Juízes de Direito Substitutosparticipam de Curso de Formação Inicial

Jurídicas 09/01/2020
Novos Juízes de Direito Substitutosparticipam de Curso de Formação Inicial

Novos Juízes de Direito Substitutosparticipam de Curso de Formação Inicial

Após tomarem posse como Juízes de Direito Substitutos, na tarde dessa quarta-feira, os 26 novos magistrados ingressaram no Curso de Formação Inicial, ministrado pela Escola Superior da Magistratura (ESM) em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ). Serão 480 horas-aulas, durante quatro meses. Encerrada essa fase, os magistrados conhecerão as Comarcas em que atuarão.

A aula inaugural foi ministrada no sétimo andar do Palácio da Justiça, Centro Histórico da Capital. As boas-vindas foram dadas pela Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Denise Oliveira Cezar, e pelo Diretor da ESM, Desembargador Jayme Weingartner Neto.

Corregedora-Geral, Desembargadora Denise Cezar,e Diretor da ESM, Desembargador Jayme Weingartner,abriram o curso saudando os novos magistrados(Fotos: Eduardo Nichele)

A magistrada destacou a capacidade e o conhecimento dos aprovados, que superaram 13 mil candidatos, em um certame longo, árduo e concorrido. Ela explicou os objetivos do curso, que será multidisciplinar: "Uma atividade mais voltada para a prática", afirmou a Desembargadora Denise. "Quando começamos, todos nós sentimos um frio na barriga. A magistratura traz desafios e responsabilidades muito grandes. Desejo a vocês que alcancem a realização pessoal, bem como muita compreensão, consciência de dever cumprido e justificativa de existência."

Grupo participará de 480 horas-aulas, durante quatro meses

O Diretor da ESM falou sobre a instituição, que, em 2020, completará 40 anos de fundação. "Sua qualidade é reconhecida nacionalmente, devido ao engajamento dos seus magistrados associados", afirmou. O Desembargador destacou também o curso, cujo objetivo é "compartilhar experiências, desenvolver competências, valores de ética e de humanismo e atitudes". Ainda, enfatizou a importância da conquista alcançada pelo grupo: "É um projeto existencial, de realização pessoal e também de serviço público. Integrar o Judiciário hoje não é algo simples nem trivial. É desafiador", disse. "Lidamos com normas, mas também com danos humanos. Entre pilhas (de processos) e lágrimas, precisamos resolver com rigor sutil e sagaz exatidão."

EXPEDIENTETexto: Janine SouzaAssessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arendimprensa@tj.rs.gov.br 

Publicação em 09/01/2020 16:49Esta notícia foi acessada 224 vezes.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do do Rio Grande do Sul

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP