Justiça gaúcha tem novo Portal de Internet - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Justiça gaúcha tem novo Portal de Internet

Jurídicas 16/01/2020
Justiça gaúcha tem novo Portal de Internet

Justiça gaúcha tem novo Portal de Internet

(Imagem meramente ilustrativa. Arte: Imprensa/TJRS)

Os usuários do site do Tribunal de Justiça gaúcho ganharam ontem (13/1) um novo Portal de Internet. Mais dinâmica, simples e organizada, a plataforma favorece o acesso às informações a todo o público atendido pelo Poder Judiciário. Com novas funcionalidades e recursos, todos pensados com o objetivo de prestar um melhor serviço aos usuários.

Para o Diretor da Direção de Tecnologia da Informação e Comunicação (DITIC), Luis Felipe Schneider, a mudança é a consolidação de projeto de modernização dos canais de comunicação do Poder Judiciário. "Utilizando uma única plataforma, com tecnologia e identidade visual mais modernas, o acesso ao conteúdo é realizado mediante a identificação do perfil do usuário", destaca.

"Parabenizo as equipes da TI que contribuíram para realização deste projeto, bem como ao Comitê Gestor do Novo Portal que reorganizou a disposição da informação", acrescenta o Diretor.

Planejamento

A concepção do novo Portal iniciou-se em 2015, buscando integrar o site do TJRS, a Intranet, o Portal dos Magistrados e o site mobile. Para tanto, a DITIC realizou entrevistas com usuários, mapeando os elementos de identidade visual e usabilidade e analisando as necessidades dos públicos interno e externo, da Capital e do Interior.

O Analista de Sistemas Alessandro Nunes de Souza cita que outro aspecto importante analisado foi com relação à tecnologia: "Buscou-se uma ferramenta de gestão de conteúdo de código aberto (open source), com aceitação de mercado consolidada e que permitisse que os usuários finais conseguissem efetuar suas próprias publicações mediante um processo de aprovação e autorização", explica. Também refere que deveria ser responsiva (adequando-se automaticamente ao formato em que é exibida) para diversos dispositivos (smartphones, tablets, monitores, TVs, entre outros).

A partir da atualização das tecnologias empregadas, além de um layout mais moderno e amigável, o novo site também permite uma plena navegação através de dispositivos móveis, agregando-se às funcionalidades já disponíveis.

Intranet

Em 2018, foi lançada a nova Intranet no Tribunal de Justiça e, depois, ocorreram as implantações nos Foros de Porto Alegre. Na sequência, nas Comarcas do Interior. "Isso permitiu acompanhar a aceitação do usuário com relação ao layout", destaca Alessandro. Em 2019, foi criado o Comitê Gestor do Novo Portal, através do qual foram realizadas adequações na arquitetura da informação. Também ocorreu atualização técnica (desde infraestrutura até versão do sistema de gestão de conteúdo), visando a melhorias na segurança da informação e na performance.

Aproveite as funcionalidades do novo Portal do TJRS

O site se adapta aos diversos tamanhos de tela, seja no computador, notebook, smartphone ou tablet Possibilidade de colocar páginas como favoritas, conforme o usuário logado, permitindo uma personalização e acesso rápido Possibilidade de favoritar os sistemas mais utilizados pelo usuário Nova ferramenta de busca por conteúdo

Saiba mais

https://www.tjrs.jus.br/novo/perguntas-frequentes-do-novo-portal/

Ainda não conhece o novo portal? Acesse: https://www.tjrs.jus.br/novo/

EXPEDIENTETexto: Janine SouzaAssessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arendimprensa@tj.rs.gov.br 

Publicação em 15/01/2020 16:15Esta notícia foi acessada 144 vezes.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do do Rio Grande do Sul

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP