Tema Justiça Cidadã empolga estudantes do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, no município de Colméia - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Tema Justiça Cidadã empolga estudantes do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, no município de Colméia

Jurídicas 19/02/2020
Tema Justiça Cidadã empolga estudantes do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, no município de Colméia
Os alunos do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras viveram um dia diferente com a chegada da caravana do Projeto Justiça Cidadã, nesta quarta-feira, 19, no município de Colméia.
A programação teve início logo cedo com a turma do Programa de Prevenção às drogas e à violência (Proerd), desenvolvido por policiais militares do Tocantins. Com a presença do mascote Dari e palestra educativa do major Leonardo Teixeira e da sargento Maria Bonfim, os alunos cantaram, dançaram e ouviram muitos conselhos importantes sobre o caminho das drogas, bullying na escola e também sobre o uso indevido da internet e das redes sociais.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, e o diretor do Foro da Comarca de Colméia, juiz Ricardo Gagliardi, foram à escola para fazer a premiação dos vencedores do concurso de redação com o tema Justiça Cidadã. As alunas Carla Beatriz Pessoa de Sousa (1º lugar), Andresa Maciel de Queiroz (2º lugar) e Deborah Almeida de Jesus (3º lugar) receberam prêmios e certificado de participação.
No período da tarde, além das palestras do Proerd, os estudantes participaram de uma roda de conversa com representantes do sistema de justiça. O juiz de direito Ricardo Gagliardi; o promotor de justiça Rogério Rodrigo Ferreira Mota; o defensor público Adir Pereira Sobrinho; e o tenente coronel PM Autieres Bezerra Pimentel falaram sobre suas profissões e responderam várias perguntas dos alunos sobre o tema rede de proteção à criança e o adolescente.
Para a diretora do Colégio, Angelita de Lima Guedes, foi muito importante para a comunidade escolar receber o projeto Justiça Cidadã. Ela contou que os alunos ficaram muito empolgados com o concurso de redação, pesquisaram e trabalharam sobre o tema em sala de aula. “Essa construção de cidadania temos que trazer para dentro da escola, através de parcerias como esta com o Poder Judiciário. Não só o futuro, mas o presente dos nossos jovens será transformado com cada ação, com cada pergunta feita. É uma construção de cidadania muito valiosa para a vida deles”, ressaltou.  
A Escola
O Colégio Estadual Serra das Cordilheiras foi fundado em 1979. Atualmente conta com 280 alunos matriculados no turno matutino (ensino médio), 200 alunos no turno vespertino (ensino fundamental) e 80 alunos no período noturno, divididos entre a educação de jovens e adultos (EJA) e o 3º ano. Além disso, a escola possui mais duas turmas no sistema prisional.  
Texto: Mara Roberta
Fotos: Ednan Cavalcanti








Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP