Alunos do Colégio Estadual de Araguacema recebem programação do Projeto Justiça Cidadã - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Alunos do Colégio Estadual de Araguacema recebem programação do Projeto Justiça Cidadã

Jurídicas 21/02/2020
Alunos do Colégio Estadual de Araguacema recebem programação do Projeto Justiça Cidadã
Após percorrer as comarcas de Araguacema (17/2), Guaraí (18/2) e Colmeia (19/2), a caravana do Projeto Justiça Cidadã esteve no Colégio Estadual de Araguacema na manhã desta quinta-feira (20/2) para cumprir a programação especial preparada para os alunos do ensino médio.
Na manhã de atividades, o juiz e diretor do foro da comarca, William Trigílio, fez uma minipalestra sobre a importância dos estudos na formação e preparação dos cidadãos do futuro. “A vida é feita de escolhas e a primeira delas deve ser escolher o caminho dos estudos para ter um bom futuro. Quem estuda se prepara melhor para os desafios da vida profissional e assim pode escolher a profissão que quiser”, afirmou o juiz.
Concurso de Redação
Logo após a palestra, William Trigílio fez a entrega da premiação do concurso de redação sobre o tema Justiça Cidadã, promovido pelo Tribunal de Justiça e coordenado pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). Além dos certificados, eles também receberam uma premiação especial oferecida pelo juiz. Os vencedores foram Waldir Soares da Silva Júnior, que ficou com o 1º Lugar; Maycon Noleto de Aquino, com o 2º Lugar; e a aluna Marielly Silva e Lima, com o 3º Lugar. Também foram homenageados com certificados de participação os professores José Martins Lopes, Enia Claudia Pereira e Vívian Bezerra de Moura, que orientaram os alunos da elaboração das redações.
Para Waldir, vencedor do concurso, a base para fazer uma boa redação foi o seu conhecimento prévio sobre o tema. “Justiça e cidadania são temas que já fazem parte da minha vida, pois tenho como princípio procurar ser uma pessoa melhor a cada dia. Acho que isso é algo importante na formação de um bom cidadão para a sociedade”, afirmou. O secretário-geral do Colégio Estadual de Araguacema, Maurício Carneiro Nunes, destacou a importância da presença do Poder Judiciário tão próximo aos alunos. “Nosso trabalho aqui na escola sempre procura orientar os alunos sobre os temas relacionados à Justiça e à cidadania, mas ter a presença de um juiz e dos demais parceiros do Judiciário aqui, falando diretamente pra eles, faz toda a diferença. Acredito que isso vai impactar de forma muito positiva na formação dos nossos alunos”, ressaltou o secretário.
Em seguida à premiação, foi realizada uma palestra musical com os instrutores do Programa Estadual de Prevenção às Drogas (Proerd), que tratou sobre prevenção às drogas, educação digital, crimes cibernéticos, entre outros temas. Para a sargento Maria Bonfim Francisco da Silva, instrutora do Proerd, “os jovens estão tendo contato com as drogas cada vez mais cedo, seja em casa, na rua ou até mesmo na escola. Por isso o trabalho do Proerd procura combater esse problema de forma preventiva, indo diretamente nas escolas para conversar com os jovens e alertá-los sobre os perigos das drogas”.
Texto: Abelson Ribeiro / Fotos: Ednan Cavalcante
Comunicação TJTO





 



 

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP