Presidente do TJTO destaca resgate histórico ao participar de solenidade que marcou um ano da revitalização do Palacinho - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Presidente do TJTO destaca resgate histórico ao participar de solenidade que marcou um ano da revitalização do Palacinho

Jurídicas 20/11/2020
Presidente do TJTO destaca resgate histórico ao participar de solenidade que marcou um ano da revitalização do Palacinho
“Hoje tive a sensação de visitar esse passado. Foi um resgate histórico e fiquei impressionado com o memorial e a preservação do patrimônio, de ver documentos da época e fotos”, frisou o presidente do Tribunal de Justiça (TJTO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, durante a celebração de um ano da revitalização e reabertura do Palacinho - Museu Histórico do Tocantins, nesta terça-feira (19/11), marcada pela abertura ao público da exposição permanente “Siqueira Campos, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins”. 
“A primeira vez que estive nesse local eu ainda era juiz de direito”, lembrou o Maia Neto, ao lado do governador em exercício, Antonio Andrade, do presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo do Dertins, da procuradora-geral de Justiça (MPE-TO), Maria Cotinha, do presidente do TCE, Severiano Costandrade, e do conselheiro do TCE Wagner Praxedes, idealizador do museu e da exposição.
“Siqueira sempre foi um homem pluralista, por isso a exposição traz os fatos históricos que marcaram a criação do Tocantins, contextualizando com o que acontecia no mundo, desde o século XVI com a chegada dos jesuítas, até os dias atuais, mostrando os grandes nomes que contribuíram para a concretização do Tocantins como Estado”, contextualizou Praxedes.
“Temos muito que agradecer ao eterno governador Siqueira Campos, um grande estadista e visionário, que estava no lugar certo e na hora certa. Aqui, a gente faz um resgate de toda essa história, lembra da luta desse povo tão sofrido e contempla a evolução e as conquistas ao longo desses anos”, destacou o governador em exercício.
Já o presidente em exercício da Assembleia, que se disse orgulhoso em participar do evento, lembrou que a exposição é “um trabalho belíssimo e importante de resgate da nossa história”.
“Eu fiz parte dessa história e julgo de suma importância o ato de registrar os fatos para as futuras gerações saberem como tudo aconteceu e quais foram os personagens importantes. Isso ajudar a construir a identidade de um povo”, ressaltou a procuradora-geral de Justiça.
“É sempre muito bom vir aqui e experimentar um pouco do que foi a criação do Estado. Saber que aqui foram tomadas decisões importantes, que possibilitaram a vinda de pessoas de outros estados, como eu, que vim de outro estado e fui adotado pelo Tocantins”, recordou o presidente do TCE.

Comunicação TJTO (com informações da Secom-TO)














Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP