Dia do Doador de Sangue: confira como contribuir de forma segura durante a pandemia - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Dia do Doador de Sangue: confira como contribuir de forma segura durante a pandemia

Jurídicas 25/11/2020
Dia do Doador de Sangue: confira como contribuir de forma segura durante a pandemia

Cada doação de sangue pode ajudar a salvar até quatro pessoas

O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em 25 de novembro. A homenagem foi criada com o objetivo de agradecer aos doadores voluntários e também de sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue. O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de baixos estoques nos bancos de sangue devido à aproximação das férias, comemorações de fim de ano e outros feriados prolongados.

E você sabia que mesmo durante a pandemia da Covid-19 é possível fazer a doação de forma segura? O Hemocentro de Brasília segue todas as orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que as doações de sangue sejam feitas sem riscos para o doador.

O servidor do gabinete do ministro Ives Gandra, Matheus Goncalves Ferreira, já doou sangue duas vezes este ano. “O Hemocentro tem tomado todos os cuidados, com distanciamento de cadeiras, álcool em gel disponível em todos os lugares, uso de máscara pelos servidores e doadores. Me senti muito seguro durante todo o procedimento, desde a chegada na recepção até o momento da doação em si”, descreveu. 

Ele é doador de sangue há 15 anos e nunca gostou de agulhas, mas decidiu vencer essa barreira e começar a doar sangue por entender que um ato simples faz diferença na vida de muitas pessoas. “Acho o procedimento de doar bem rápido e seguro, e sei que é algo que vai ajudar e salvar muitas vidas”, destaca.

O servidor da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Cdep) Cleuton Sathler é doador de sangue há 39 anos e já se sente seguro para doar no Hemocentro, mesmo neste período da pandemia. “Eu e minha filha já nos programamos para fazer a doação juntos”.

Ele fez a sua primeira doação a um colega que foi fazer cirurgia e não tinha nenhum conhecido em Brasília. “Eu sou doador de sangue desde essa época. Hoje, incentivo meus filhos e amigos a contribuírem também”, enfatiza. Para o servidor da Cdep, a doação de sangue é um ato de carinho ao semelhante. “Eu faço isso porque eu acredito que a gente está ajudando as pessoas de alguma forma”.

Também lotado na Cdep, Lawrence Rocha de Seixas fez a doação na Hemoclínica de Brasília e relata que o ambiente estava seguindo todas as recomendações de prevenção de contágio do Covid-19. “Eu precisei marcar hora para a doação, havia pouquíssimas pessoas na hora que fui, com placas de acrílico entre as macas e com espaçamento maior que o normal. Havia também máscaras e álcool à disposição”.

O servidor se tornou doador em 2007 em uma campanha de doação realizada pelo TST. “Descobri que poderia ser doador e, desde então, já fiz doações ao Hemocentro, Hemoclínica, Hospital Sarah e pedidos para pacientes específicos”. Ele conta que doa sangue pelo simples fato de fazer bem aos outros. “Gosto de doar no dia do meu aniversário, para dar um presente a outras pessoas. Quando fazemos o bem aos outros, de uma forma ou de outra a gente sempre acaba sendo beneficiado também”, conclui.

Pandemia

O teste para Covid-19 não é feito pelos bancos de sangue brasileiros pois há evidências científicas de que a doença não é transmitida pelo sangue. O doador precisa estar saudável para realizar o ato. Em caso de qualquer sintoma como febre, tosse, irritação ou dor de garganta, o doador não deve comparecer ao Hemocentro. O local está atendendo somente doações de sangue agendadas. A medida foi adotada em virtude da pandemia de coronavírus, para evitar aglomerações.

Quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de Covid-19, assim como quem retornou de viagem internacional recente, fica impedido de doar sangue por 14 dias. Esse prazo também se aplica aos candidatos com febre ou com sintomas respiratórios (tosse, irritação ou dor na garganta). Quem teve Covid-19 deve aguardar 30 dias após o desaparecimento completo dos sintomas para se candidatar à doação de sangue.

Doações no TST

A Coordenadoria de Saúde do TST (CSAUD) possui um banco de doadores de sangue e de medula óssea em parceria com o Hemocentro de Brasília. O banco possui 227 pessoas cadastradas, sendo 173 servidores e 54 terceirizados. É importante lembrar que servidores, funcionários terceirizados, estagiários, amigos e parentes podem fazer parte do banco de doadores do TST, basta se cadastrar. Para mais informações, é só entrar em contato com a enfermeira Ana Tereza pelo ramal 4648 de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h, ou pelo e-mail ana.santos@tst.jus.br.

Acesse o site do Hemocentro para conferir o estoque de sangue.

(Nathália Valente/TG)

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP