Incluindo casos como divórcio e pensão alimentícia, Judiciário tocantinense inicia nesta segunda a Semana Nacional da Conciliação - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Incluindo casos como divórcio e pensão alimentícia, Judiciário tocantinense inicia nesta segunda a Semana Nacional da Conciliação

Jurídicas 26/11/2020
Incluindo casos como divórcio e pensão alimentícia, Judiciário tocantinense inicia nesta segunda a Semana Nacional da Conciliação
Processos relacionados a pensão alimentícia, divórcio e inventário, entre outros, estão na pauta do 1º grau e do 2º grau do Judiciário tocantinense a partir desta segunda-feira (30/11), abrindo a XV Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que se estenderá até o próximo dia 4 de dezembro.
Além dos processos citados acima, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos ou financeiras e problemas de condomínio são outros exemplos de casos que podem ser resolvidos via conciliação e/ou mediação.
“A Semana Nacional de Conciliação movimenta todo o Poder Judiciário Nacional e no Tocantins, não seria diferente. No Tribunal de Justiça, os processos são selecionados pelos gabinetes, encaminhados às câmaras para as devidas intimações e as audiências são realizadas por meio do Cejusc de 2º Grau. Já no primeiro grau, as varas selecionam os processos, intimam as partes e encaminham aos respectivos CEJUSC para que sejam incluídos na pauta da semana”, explica o juiz Márcio Ricardo Ferreira Machado, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
O magistrado alerta ainda que, no primeiro grau, caso o cidadão ou a instituição tenham interesse em incluir processo em que seja parte para julgamento na semana, devem procurar, com antecedência, o juízo em que tramita o processo, ou o CEJUSC, no caso de reclamações pré-processuais e que ficará a critério de cada magistrado decidir se a audiência será virtual ou presencial.                                                     
Cejuscs
Durante a Semana Nacional da Conciliação, as atividades administrativas estarão centralizadas em 12 Cejuscs Regionais - Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Tocantinópolis. Já as outras 28 comarcas contarão com um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania para que sejam designadas o máximo de audiências de conciliação.
Pauta definida no 2º grau
A pauta do 2º grau está fechada com 243 processos distribuídos em seis bancas, cujas audiências serão realizadas apenas virtualmente, das 8h às 11h e das 13h às 17h, por conciliadores e mediadores do quadro do Judiciário tocantinense e profissionais credenciados. As audiências serão via plataforma Cisco Webex, disponibilizada pelo CNJ, sendo que o endereço das salas virtuais será incluído nos processos.
 
Texto: Júlia Fernandes / Foto: Divulgação
Comunicação TJTO

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP