TST aprova planejamento estratégico para o período 2021-2026 - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

TST aprova planejamento estratégico para o período 2021-2026

Jurídicas 08/12/2020
TST aprova planejamento estratégico para o período 2021-2026

Entre as principais metas estão a redução do tempo de tramitação e da taxa de congestionamento.

Capa do Plano Estratégico TST 2021-2026

07/12/20 - O Órgão Especial do Tribunal Superior do Trabalho aprovou, nesta segunda-feira (7), o novo Plano Estratégico, que orientará as ações do TST durante o período 2021-2026. Trata-se de um importante instrumento de gestão planejada do Sistema de Governança Institucional. 

Principais metas 

O plano estratégico tem, entre as metas a serem alcançadas até 2026, a redução, em 1% ao ano, de diversos aspectos da tramitação processual e da taxa de congestionamento, além do julgamento de pelo menos 50% dos temas pendentes afetados pelo rito dos incidentes de recursos repetitivos.

Maduro e inovador

Na apresentação do documento, a presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, o Plano Estratégico é resultado da participação de diversas unidades do Tribunal, constituindo-se em um documento “maduro, inovador e direcionado aos anseios da sociedade, atendendo às diretrizes do Poder Judiciário, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Agenda 2030 - ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”.

A ministra explicou que o plano aprovado, composto por metas, objetivos, indicadores e ações elaboradas pela metodologia conhecida como Balanced Scorecard (BSC), vai possibilitar o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos no TST e o desempenho de magistrados, servidores e colaboradores, no sentido da entrega de uma prestação jurisdicional cada vez mais célere e de qualidade.

Elaboração

Em razão da pandemia da Covid-19, o planejamento teve de ser adiado para o segundo semestre de 2020, o que, de certa maneira, segundo a presidente, acabou proporcionando uma melhor elaboração da proposta anteriormente iniciada pela Assessoria de Gestão Estratégica (ASGE). Na busca de um trabalho de excelência e qualidade, durante o período que antecedeu a proposta final, foram oferecidas turmas de capacitação e oficinas que contaram com a participação de cerca de 270 servidores. A proposta, após aprovada pela Secretaria-Geral da Presidência (SEGP), pela Secretaria-Geral Judiciária (Segjud) e pela Diretoria-Geral da Secretaria do Tribunal (DGSET), foi apreciada pela Comissão Permanente de Planejamento Estratégico (CPPE) e levada à Presidência para apresentação ao Órgão Especial. 

Planejamento Estratégico

Processo gerencial, contínuo e dinâmico que envolve toda a estrutura hierárquica da organização, o Planejamento Estratégico considera os aspectos orçamentários, sociais, culturais, de processos internos e ambientais e visa alcançar o futuro almejado mediante ações delineadas no presente.

Em sua elaboração são analisados fatores como os ambientes interno e externo da instituição, com o esboço do cenário, a fim de se estabelecerem as diretrizes estratégicas (valores, missão e visão) que nortearão as ações eleitas para o período contemplado.

O TST tem como missão garantir a segurança jurídica nas relações trabalhistas com julgamentos céleres, eficazes e uniformes. Como visão, busca consolidar-se como órgão de excelência nas pacificações das relações de trabalho, e tem como valores a colaboração, a efetividade, a ética, o foco no usuário, a proatividade e a inovação, a sustentabilidade e a transparência. 

(DA/CF)

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP