Artigo científico sobre gestão estratégica judiciária é apresentado no CONPEDI Virtual 2020 - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Artigo científico sobre gestão estratégica judiciária é apresentado no CONPEDI Virtual 2020

Jurídicas 14/12/2020
Artigo científico sobre gestão estratégica judiciária é apresentado no CONPEDI Virtual 2020
Com o tema “Metodologia de desdobramento de gestão estratégica em unidade judiciária: um modelo de sucesso”, foi apresentado, de forma virtual,  no  II Encontro Virtual do Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) o trabalho do juiz, Ricardo Gagliardi, neste mês de dezembro.
O artigo científico foi escrito em 2020 e fez parte das atividades do grupo de trabalho Política Judiciária, Gestão e Administração da Justiça. Segundo o magistrado, objetivo do experimento foi de analisar os fatores que geraram maior grau de eficácia da gestão na unidade judiciária de Colmeia.
" A problemática envolvida se relaciona à morosidade extremada no tempo de tramitação dos processos. Norteado pelos princípios constitucionais da eficiência e da razoável duração do processo, seguiu-se o seguinte caminho metodológico: pesquisa documental dos indicadores, entre os anos de 2015 a 2019, observando-se o cumprimento ou não das metas estratégicas nacionais e estaduais, e das metas táticas, em comparação consigo, com as unidades do mesmo grupo, com as melhores unidades, e ainda com os resultados dos melhores Tribunais de Justiça estaduais”, destacou o autor.
Coleta de dados
De acordo com o magistrado, a coleta de dados para a pesquisa que embasou o artigo foi feita  por meio de documentos internos e pesquisa de campo no âmbito observacional e, por fim, revisão sistemática de literatura, abrangendo artigos, dissertações e teses sobre a administração judiciária, unidade judiciária, metodologia de gestão e/ou planejamento estratégico.
“Concluiu-se que há multifatores necessários a um bom resultado e que na hipótese o que diferenciou a unidade pesquisada foram quatro fatores: a adoção de uma metodologia de gestão da governança judiciária; a liderança do juiz-gestor e a lideranca setorial; a participação e o envolvimento da equipe de trabalho; e a continuidade e persistência do método de gestão durante vários anos”, frisou.
O juiz explicou ainda que a comarca de Miranorte adotou a mesma metodologia de gestão, sugerida no artigo. O projeto Gestão Efetiva da Presidência tem o intuito de implantar a metodologia em todas as unidades judiciárias e administrativas do Poder Judiciário do Tocantins.
O artigo foi aceito e será publicado na Revista de Política Judiciária, Gestão e Administração da Justiça e poderá ser acessado no link https://www.indexlaw.org/index.php/revistapoliticiajudiciaria/user a partir de 31 dezembro deste ano.
CONPEDI Virtual
Ao todo, o II Encontro Virtual do CONPEDI contou com 50 horas totais de evento durante 6 dias. Foram 61 GTs de Artigos, 22 GTs de Pôsteres, 21 Painéis, 3 Fóruns e 1 Curso. Também tivemos a Posse da nova Gestão 2020/2023 da Diretoria do CONPEDI.
Texto: Glês Nascimento / Foto: Divulagação
Comunicação TJTO

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP