Justiça: banco não pode bloquear cartão de crédito de inadimplente - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Justiça: banco não pode bloquear cartão de crédito de inadimplente

Jurídicas 04/04/2012
Justiça: banco não pode bloquear cartão de crédito de inadimplente

 

A 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça definiu por cancelar uma cláusula em contratos bancários do Banco Itaucard que permitia à instituição bloquear ou cancelar o cartão de crédito do cliente que atrasar pagamento de qualquer serviço prestado. A sentença estipulou uma multa de R$ 1 mil por nova ocorrência semelhante. A decisão é de segunda instância e cabe recurso.
 
O julgamento foi motivado por uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) que entendeu que a inadimplência obriga ao consumidor o pagamento de mora pelo atraso, o que se configura um ônus, não sendo necessário o bloqueio do cartão de crédito. Além disso, para o MPRJ, nem sempre existe relação entre o motivo da dívida do consumidor e o cartão de crédito.
 
O Itaucard informou que a cláusula é uma medida que visa evitar o superendividamento. No entanto, a sentença entendeu que a instituição tem o poder de cancelar sempre que houver inadimplência, e não quando indícios de endividamento excessivo.
 
O Itaucard, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, disse que vai recorrer da decisão, e afirmou "que a cláusula que permite o cancelamento do cartão em situações de inadimplência em outros contratos é lícita e tem como objetivo a prevenção de situações de superendividamento".
 
Fonte: Terra

Fonte: Terra

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP