Grécia deve sair da zona euro "o mais rapidamente possível" - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Grécia deve sair da zona euro "o mais rapidamente possível"

Negócios 27/07/2012
Grécia deve sair da zona euro

A Grécia deve deixar a zona euro "o mais rapidamente possível" para evitar mais danos no bloco monetário a que a Letónia se juntará em 2014, afirmou hoje o ministro das Finanças letão, Andris Vilks.

"Deve ser encontrada uma maneira de tirar a Grécia da zona euro tão depressa quanto possível e com o mínimo de dor", disse Andris Vilks à rádio pública letã LR1.

Embora a Letónia ainda não tenha aderido à zona euro, o país espera ser o próximo Estado-membro da União Europeia a adoptar a moeda única e tem vindo a trabalhar para atingir os objectivos definidos no Tratado de Maastricht até ao final deste ano.

A Letónia, que aderiu à União Europeia em 2004, não tem sido afectada pela crise da dívida soberana da área do euro e defende que o país deve estar ancorado num bloco monetário a que pertencem os seus principais parceiros comerciais.

Ao contrário da Grécia, que está a tentar cumprir com as exigências colocadas pelos credores em termos de resgate financeiro, a Letónia completou o seu programa de ajuda financeira que implicou medidas de austeridade drásticas.

O empréstimo internacional à Letónia foi negociado com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a União Europeia (UE) e o Banco Mundial.

A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, elogiou recentemente este país báltico, destacando-o como um "modelo de recuperação".

Depois do crescimento da economia letã ter contraído 0,3% em 2010, verificou-se uma recuperação e no ano passado o país cresceu 5,5%.

Fonte: Econômico

Fonte: Econômico

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP